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Arla e a obrigatoriedade de uso

06/06/2015 - Fonte: Por Jaime Alves

PRF e IBAMA apreendem 17 caminhões por fraude no Arla 32

A Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizaram fiscalizações conjuntas sobre o uso do Arla 32 em São Paulo. Com o nome de Operação Atmosfera, a ação abordou 250 caminhões de 12 a 15 de maio na Régis Bittencourt e Presidente Dutra, perto da capital paulista, e na BR 153, em São José do Rio Preto, interior do Estado.

Foram aplicados 18 autos de infração e 17 caminhões apreendidos, que receberam multas ambientais pelo IBAMA, com valores que vão de 500 a 10 mil reais. Há, ainda, mais uma multa de trânsito de 127 reais aplicada pela PRF, por adulteração do veículo. No total, foram cerca de 60 mil reais em multas.

A operação surgiu a partir de notícias das facilidades de burlar o sistema de tratamento de emissões de gases. A fraude tem o objetivo de economizar com a compra dos galões de Arla. Um galão de 20 litros custa cerca de 50 reais, segundo pesquisa do Pé na Estrada na internet.

Balanço da Operação Atmosfera

- 250 veículos fiscalizados.
- 18 autos de infração ambiental por causar poluição, totalizando cerca de 60 mil reais.
- 38 multas PRF (alteração de características originais), totalizando cerca de 5 mil reais.
- 17 caminhões apreendidos.

Outras irregularidades

Ao abordar os caminhões para fiscalizar o Arla, a PRF conferia documentos, carga e descobriu outras irregularidades, que resultaram em:
- 22 boletins de ocorrência policial de transporte de produtos perigosos.
- 38 Autos de Infração pela PRF por transporte irregular de Produtos Perigosos, totalizando cerca de 27 mil reais.
- Apreensão de 34 toneladas de alimento sendo transportado em tanque destinado ao transporte de produtos perigosos.

Autônomo gasta perto de 15 mil por ano com Arla

O caminhoneiro autônomo Antonio Henrique Vicente, de Campos Novos (SC), disse à reportagem do Pé na Estrada que consome um galão de 20 litros a cada 500 quilômetros em seu Iveco Stralis Eurotronic 480. Rodando cerca de 12 mil quilômetros por mês, ele gasta em torno de 1.200 reais a cada 30 dias ou 14.400 reais por ano.

O cavalo dele foi fiscalizado e liberado por estar tudo certo, mas o motorista faz um alerta: não sabe até quando vai conseguir manter o sistema íntegro. Segundo ele, a pressão econômica é muito forte, especialmente neste momento com frete baixo e custos altos de diesel, pedágios e outros, o que incentiva a fraude.

“É melhor trabalhar certo que aí não se incomoda, do que trabalhar errado. Estou ainda trabalhando certinho, mas não sei até quando, por que não está fácil”, diz Vicente.

Ele comentou ainda que é simples burlar o Arla e que o caminhão não perde potência. Na internet é fácil encontrar anúncios de vendas do emulador do sistema ao preço de 500 reais.

A posição do Pé na Estrada

O Pé na Estrada é contra qualquer prática ilegal, mas reconhece que o momento é extremamente difícil para o transportador, especialmente o autônomo. Em outros países, como a Alemanha, por exemplo, o governo incentivou a nova tecnologia antipoluição, mas no Brasil é só mais um custo que se joga para cima do transporte.

Você sabe o que é o Arla e como ele funciona?

Arla é um composto químico líquido a base e ureia que é injetado no sistema de escapamento dos veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2012. O Arla transforma os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água, reduzindo consideravelmente a emissão de poluentes. Seu uso é uma das tecnologias encontradas pela indústria para atender aos limites de poluentes previstos na fase P7 do Programa de Controle de Poluição do ar por Veículos Automotores (Proconve). Assista ao vídeo produzidos pela Mercedes-Benz e saiba mais.

http://www.penaestrada.com.br/noticias/mostrar/331




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